Para muitos de nós, dezembro é o mês mais desejado do ano. É tempo de festa e tradição, de reunir a família à volta da mesa e das conversas à lareira. É o mês do Natal!
Este ano, surpreenda toda a família e amigos com esta incrível receita de Coroa de chocolate e frutos vermelhos preparada pela Teresa Rebelo, do Lume Brando. Temos a certeza que não vai deixar ninguém indiferente. Boas festas!
Na rubrica 12 meses, 12 receitas exclusivas apresentamos-lhe receitas originais e deliciosas, ideais para surpreender toda a família.
Ingredientes (para 6 pessoas)
Para a massa:
180 ml de água
70 ml de azeite
100 g de farinha T55 sem fermento
3 ovos à temperatura ambiente
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
Ovo batido para pincelar
Para o recheio e cobertura:
200 ml natas para bater bem frias
1,5 c. sopa de cacau em pó
2 c. sopa de açúcar em pó
100 g chocolate de culinária
Leite q. b.
Frutos vermelhos a gosto e folhinhas de hortelã para decorar
Produtos RODI utilizados na preparação desta receita
Lava-louça: Xeron 116
Misturadora: Line MN 1022
Acessórios: Master Box Lux/Line
Preparação
Pese a farinha e reserve.
Coloque num tacho a água, o azeite, a pitada de açúcar e o sal. Leve ao lume e, quando começar a fervilhar, junte a farinha toda de uma vez, mexendo com uma colher de pau até obter uma massa uniforme, que se descola do fundo do tacho. Deixe cozer mais um ou dois minutos, mexendo sempre e, em seguida, forme uma bola, com a ajuda da colher de pau.
Transfira a massa para a taça da batedeira e deixe arrefecer durante cerca de 10 minutos.
Entretanto, ligue o forno nos 200 0C.
Desenhe numa folha de papel vegetal um círculo com cerca de 16 cm de diâmetro e coloque a folha virada ao contrário sobre um tabuleiro de ir ao forno.
De preferência, com o gancho da batedeira (e não as varas), bata a massa durante alguns segundos. Acrescente os ovos, um a um. Bata bem até os ovos ficarem bem incorporados — deverá obter uma massa lisa e brilhante.
Transfira a massa para um saco de pasteleiro descartável (use um bico oi corte a ponta do saco para obter um orifício com cerca de 2 cm de diâmetro).
Faça um círculo de massa sobre a marcação do papel, e de seguida, faça outro círculo de massa no interior do primeiro círculo e colado a este. Por último, faça mais um círculo por cima da união dos dois primeiros.
Se sobrar massa, pode fazer profiteroles, distribuindo montinhos de massa pelo papel vegetal.
Pincele com ovo batido e leve a cozer durante cerca de 25 minutos — a coroa estará bem cozida quando se mostrar bem dourada e descolar facilmente do papel vegetal.
Desligue o forno, entreabra-o e deixe a coroa arrefecer no seu interior.
Antes de servir, bata as natas com o açúcar em pó em chantilly e, quando os picos já estiverem a ficar firmes, junte aos poucos o cacau peneirado. Bata novamente até ficar a mistura ficar homogénea.
Com uma faca de serrilha, corte uma tampa a toda a volta da coroa.
Recheie com o creme de natas e cacau (para um efeito mais bonito, utilize um saco de pasteleiro com um bico estrela). Coloque a tampa de massa em cima.
Num tachinho, derreta o chocolate com um pouco de leite. Mexa bem e, se estiver muito espesso, junte mais um pouco de leite e mexa até obter um creme liso e brilhante.
Decore a coroa com este molho de chocolate, os frutos vermelhos e as folhas de hortelã.
Feliz Dezembro!