“Querido, mudei a garagem” poderia ser perfeitamente o título deste episódio de Querido, mudei a casa. Uma jovem de 26 anos que procura a sua independência decidiu mudar-se para um anexo num terreno da casa dos pais, outrora uma garagem.
Transformar esse anexo numa casa foi uma missão que a decoradora Ana Antunes cumpriu com distinção, mantendo a cozinha no centro, mas elegante e discreta.
Perante um espaço tão pequeno, a decoradora considerou que a cozinha teria de ser uma área disfarçada em plena harmonia com a sala. E eram várias as escolhas a fazer para cumprir este objetivo de sinergia de dois espaços num só.
“Quero que tenha o mínimo ar de cozinha. Quase que vai ter ar de móvel, armário, aparador, tudo menos uma cozinha.”
Ana Antunes
Assim, foi necessário selecionar elementos muito específicos. Destaca-se o lava-louça Invisible 40 da RODI. Com um design moderno e elegante, este lava-louça inclui uma tampa de vidro preta que cobre por completo o lava-louça. Serve também como base para cortar alimentos. Acaba por funcionar como uma extensão da pequena bancada. Adicionalmente, a própria torneira misturadora, de linhas contemporâneas, é retrátil, podendo ficar totalmente oculta.
Lava-louça: Invisible 40
Misturadora: BOX QS 3000
Tampo: Tampo de vidro Invisible
Estas características tornam o Invisible ideal para qualquer cozinha moderna. O facto de poder ser escondido, faz ainda que seja a opção ideal para cozinhas em que o lava-louça fica em frente a uma janela. Como é o caso da cozinha de Sara. Desta forma, não só poderá ocultá-lo quando recebe amigos, por exemplo, como não será visível do lado exterior da casa. Além disso, não impede que facilmente se abra a janela.
Ana Antunes consegue assim tornar a cozinha quase invisível. Encontra-se plenamente integrada na sala onde estão o frigorífico, despenseiro e micro-ondas encastrados, apenas observáveis se as portas dos armários lacados a branco estiverem abertas.
Com os azulejos totalmente tapados, eliminando todos os cerâmicos visíveis, foi tudo lacado a branco mate com puxadores ocultos. Nenhuma peça em inox ficou à vista.
“Apostei no preto e branco. Nem um elemento em inox para não dar ar frio de cozinha. Nem botões, nem manípulo em inox. Tudo preto, tanto o forno como a placa, como o lava-louças oculto pela placa de vidro”
Ana Antunes
Muito simples e prática, esta cozinha, quase invisível, é ao mesmo tempo o espaço central da casa. “Está ali uma cozinha, mas está disfarçada. Está a conviver com a sala. É uma cozinha que vive feliz ao lado da sala”, descreve Ana Antunes.
Deixe-se inspirar por este e outros projetos de “Querido, mudei a casa”.