A sustentabilidade pode começar na cozinha e todos sabemos que o tema ambiente nunca esteve tão em voga. Ter consciência de que é urgente tomar medidas concretas para poluir menos e poupar mais recursos é o primeiro passo.

Qual o seguinte? Pensar numa rotina de poupança é essencial e não há melhor forma de conseguirmos mudar comportamentos sociais a não ser começarmos por nós mesmos. E tudo começa dentro de casa, desta vez, pela cozinha! Horas e horas neste espaço que pode ser aproveitado para mudar comportamentos e gerir mais.

Siga estas 5 dicas para poupar, com o pensamento no ambiente.

1- Não ter o frigorífico ao lado do fogão ou do forno. Verdade, pode não reparar, mas o frigorífico ao lado de um eletrodoméstico que aquece, vai precisar de mais potência para refrigerar, aumentando assim o gasto de energia e, consequentemente, diminuindo também a vida útil do aparelho.

2- Utilizar o lava-louça com prudência e reter que, geralmente, são utilizados 15 litros de água a cada lavagem de loiça.

3- Descartar o uso de lâmpadas incandescentes (como as dicróicas) e substituir por fluorescentes ou por lâmpadas LED – estas são as mais indicadas por terem uma vida útil maior (se for usada 2,5 horas por dia, uma lâmpada incandescente dura cerca de 8 meses, enquanto que uma LED dura 25 anos).

4- Reduzir o consumo de água, fechando a torneira enquanto está a passar o detergente na loiça. Uma outra dica essencial? Utilize um filtro de redução de água na sua misturadora Rodi. Mais ainda, da próxima vez que for ao supermercado utilize detergentes ecologicamente corretos.

5- E por último, a dica de ouro: separar o lixo orgânico do reciclável. Utilize para isso pequenos ecopontos na sua cozinha e não falhe a esta tarefa!

Se todos os dias conseguir, pelo menos, uma destas 5 dicas, as gerações futuras agradecem.