O início de um novo ano é sempre propício a recomeços, reflexões, planeamento. No que respeita à gestão de uma casa, em particular da cozinha, esta é também uma boa altura para destralhar, reorganizar e limpar em profundidade, para dar as boas-vindas ao ano que acaba de arrancar.

É inverno, está frio lá fora. Porque não aproveitar o facto de passarmos mais tempo em casa para umas limpezas de inverno na cozinha? É um espaço com tantos detalhes para limpar que no dia a dia podem ficar esquecidos.
Mas, por onde começar? Vai depender de como está organizada a sua cozinha.
Aqui estão seis dicas simples de limpeza que pode e deve adaptar às suas necessidades e deixar a sua cozinha a brilhar este Inverno!

1. Esvaziar e limpar armários e gavetas

Retire tudo o que tem em todos os armários e gavetas.
Faça uma seleção. O que já não se lembra de usar, não volte a colocar na sua cozinha. Ofereça a quem eventualmente necessite, ou se preferir, sendo algo de valor significativo, tente vender. Existem atualmente muitas plataformas gratuitas online de compra e venda de artigos usados.
Limpe muito bem os armários e gavetas, verifique se necessita de substituir algumas das proteções ou se é necessária alguma reparação. Se for o caso, faça-o o mais rápido possível antes de colocar novamente os objetos locais apropriados.

2. Lavar paredes

Lave e desinfete as suas paredes de cima a baixo. É uma tarefa e tanto, mas vale bem a pena. Além de ficar com as paredes a brilhar, dependendo do produto de limpeza que usa, fica também com um aroma a limpo durante algum tempo.

3. Limpar o lava-louça

A limpeza do lava-louça deve ser uma rotina diária. Com detergente neutro diluído em água e uma esponja, rapidamente fica impecável. Sem esquecer a passagem de um pano seco para evitar depósitos de calcário. Esta é provavelmente uma tarefa que se tornou num hábito.
Nesta limpeza de inverno, aproveite para dar mais brilho ao seu lava-louça, passando um pouco de álcool e logo a seguir um pano com água. Por fim, pano seco.
Se for um lava-louça RODI em aço inoxidável, é sucesso garantido. A qualidade dos materiais utilizados assegura um aspeto irrepreensível e torna a limpeza regular rápida e fácil. Aqui encontra mais detalhes sobre como manter o seu lava-louça irrepreensível.

4. Limpar eletrodomésticos

A manutenção regular dos eletrodomésticos da cozinha é obrigatória para garantir uma maior durabilidade dos mesmos. Mas, na limpeza de inverno, vá ao máximo detalhe.
Aproveite para desinfetar e eliminar qualquer vestígio de calcário que possa existir no interior da máquina de lavar a roupa.
Faça também uma autolimpeza na máquina de lavar a louça – utilizar vinagre de limpeza é suficiente.
E a máquina de café? Desmonte e limpe em detalhes aquelas reentrâncias mais difíceis.
É hora também de tirar tudo do frigorífico, descartar o que já não estiver em condições de ser consumido, limpar com vinagre e um pano húmido e reorganizar.
Limpeza a fundo também no forno e fogão, especialmente se tem bicos de gás.

5. Limpar e reorganizar a despensa

Retire tudo da despensa.
Limpe cada prateleira, cada armário. As paredes e o chão.
De seguida, verifique um a um os artigos que retirou da despensa, prestando especial atenção aos prazos de validade. Descarte o que já estiver fora da validade e garanta que quando voltar a colocar os artigos na despensa, deixa bem visíveis os que têm uma data de expiração mais curta.
Antes de repor tudo na despensa, pense em qual será a melhor organização para o seu dia a dia. Por exemplo, organizar por categorias (produtos de limpeza, alimentação, entre doces, salgados, secos, enlatados, etc.) é habitualmente uma decisão óbvia, mas pense também nas categorias a que dá mais utilização para que fiquem o máximo possível acessíveis e seja fácil de voltar a colocar no respetivo local após utilização.
Mantenha também à mão um bloco de notas na despensa para que possa anotar de imediato os artigos que se vão esgotando ou que necessitam de reposição em breve. Na hora de ir às compras, já tem a tarefa facilitada.
Veja mais dicas em detalhe no artigo “5 dicas para organizar em despensa”.

6. Limpar janelas e cortinas

No inverno, entra menos luz natural em nossas casas. Para garantir que recebemos o máximo de luz possível, convém ter os vidros das janelas o mais transparentes possível, sem vestígios de pó. Lave as cortinas na máquina de lavar a baixa temperatura, se o tecido assim o permitir, libertando-as de ácaros e outros micróbios que possam lá habitar.

Por fim, aspire e lave o chão, preferencialmente com um pano, esfregando muito bem. Abra um pouco a janela para renovar o ar. Mas, porque a manutenção da limpeza é o mais importante, veja aqui “11 dicas para manter a cozinha sempre limpa”. Se as seguir, as limpezas de inverno serão bem mais fáceis.