Dadas as circunstâncias excepcionais em que nos encontramos devido à COVID-19, não nos podemos poupar em cuidados no que toca à limpeza e desinfeção da nossa casa.
Parte de cada um de nós cumprirmos o nosso papel para que tudo corra bem, e isso passa obrigatoriamente por manter o nosso lar devidamente higienizado.
E não se esqueça, a forma mais eficaz de prevenção continua a ser a lavagem e higienização frequente das nossas mãos.
Que cuidados básicos devo ter?
A higienização da casa deve ser feita várias vezes ao dia, especialmente se alguém em sua casa estiver doente ou se tiverem de sair regularmente de casa.
Desinfete com mais frequência zonas e objetos que são usados com mais regularidade: balcões de cozinha, lavatórios, maçanetas, torneiras, interruptores, comandos, etc.
Na cozinha em particular, convém seguir a seguinte ordem no processo de limpeza:
– Lavar a louça, quer seja na máquina ou à mão, com água quente e detergente próprio;
– Limpar e desinfetar as bancadas, armários, e dedicar mais tempo aos sítios de maior contacto: puxadores de armários, de gavetas, do frigorífico, da arca frigorífica, etc.
– Limpar e desinfetar a misturadora, o lava-louça e o ralo.
Como os produtos utilizados nestes processos de desinfeção podem ser agressivos para a pele ou estragar a roupa, é importante usar luvas, peças de roupa que possa estragar e um avental de plástico. No final, coloque a roupa para lavar a 60 graus e deite fora as luvas e o avental.
Antes de calçar as luvas, lave as mãos com água e sabão durante 20 segundos. Faça o mesmo quando as tirar no final.
Que produtos devo utilizar?
Muitos produtos de limpeza esgotaram ou têm tido uma elevada procura nas grandes superfícies comerciais.
Felizmente, estes vírus podem ser eliminados utilizando produtos tão simples como água e sabão, lixívia e soluções com pelo menos 70% de álcool etílico.
Como utilizar?
Água e Sabão: estes produtos são fáceis de encontrar e são suficientes para destruir a camada que envolve o vírus, basta que se aplique fricção suficiente nas superfícies que estamos a limpar – como se estivessem cobertas de sujidade seca. Deite fora o pano ou deixe-o de molho durante algum tempo em água quente com sabão.
Lixívia: a lixívia deve ser diluída numa proporção de 1 medida de lixívia para 49 medidas iguais de água. Não misture outros produtos e não guarde esta solução por mais de um dia.
Lave primeiro a superfície com água e detergente para não causar reações indesejadas, depois seque e aplique a solução, deixando atuar durante 10 minutos. Enxágue com água quente e deixe secar ao ar. Ventile bem a área.
É importante enxaguar para que não cause descoloração dos materiais, especialmente em bancadas. Caso seja usada repetidamente em torneiras ou superfícies de aço inoxidável também pode causar degradação das mesmas.
Veja também as dicas de limpeza e manutenção das soluções Rodi que temos disponíveis aqui.
Álcool: solução utilizada deve ter no mínimo 70% de álcool.
Lave a superfície com água e detergente, aplique a solução e deixe atuar 30 segundos.
O que não utilizar?
Não use álcool gel feito em casa, uma vez que, se as proporções deste não forem 100% precisas, não vai surtir qualquer efeito e pode causar danos. Bebidas alcoólicas também não são desinfetantes, e também não há provas de que o vinagre seja eficaz contra o vírus.
Não se esqueça de ir consultando as direções da DGS e da OMS que estão em constante atualização. E acima de tudo, mantenha-se a si e à sua família protegidos.