Para desfrutar ao máximo da sua cozinha, não tem de fazer investimentos avultados.
A começar na confeção das refeições, passando pelos utensílios, até ao consumo de água e de energia, há várias formas de poupar sem prejudicar o seu bem-estar, conforto e satisfação.
Refeições saudáveis, saborosas e de baixo custo
Bastará fazer uma pesquisa online para encontrar uma extensa variedade de receitas de fazer crescer água na boca com ingredientes simples e saudáveis. Utilizar pequenas sobras de uma outra refeição poderá dar origem a um prato delicioso que, além de diminuir o desperdício, significa poupança. Se estiver com poucas ideias, na internet encontrará com certeza inspiração.
Criar alguns hábitos ajudam a economizar tempo e dinheiro. Por exemplo, fazer um menu semanal. Ao definir antecipadamente o que vai consumir durante a semana, conseguirá otimizar a quantidade de alimentos e poupar tempo a pensar nas refeições do dia a dia. Além disso, se cozinhar em dobro, poderá congelar para que esteja pronto a consumir nos dias em que regressa mais tarde a casa.
Ida às compras planeada
Quando for às compras, preferencialmente, vá sozinho e nas horas de menor afluência. Dessa forma, não terá cada familiar ou amigo a efetuar algumas compras por impulso. O facto de estarem menos pessoas no espaço comercial significa menos confusão e assim poderá calmamente comparar preços. Lembre-se, veja sempre o preço por quilo. Por vezes, alguns alimentos parecem mais baratos, mas o que acontece é que trazem menor quantidade. Produtos de marca branca, cupões de desconto e promoções são também bons aliados da poupança, mas devem ser analisados com atenção.
Fundamental, antes de partir para as compras, é criar uma lista. Verifique o que tem em casa e crie uma lista com o que realmente necessita. Pode fazê-lo numa folha, bloco de notas ou até numa app. Inclua já na lista uma ou outra “extravagância” para assim já estar previsto e não ser um custo extra surpresa. Se organizar a lista por categorias será ainda mais eficiente no momento das compras.
Utensílios duráveis e na quantidade certa
Existe uma grande tendência para acumular utensílios e louças na cozinha que não são utilizados com regularidade. Muitas vezes, passam anos sem que os utilize. Por isso, sempre que pensar comprar um novo utensílio, avalie se realmente é necessário ou se será algo que irá apenas ocupar espaço e fazê-lo gastar algum dinheiro. Quando decide de facto adquirir, procure artigos de boa qualidade, duráveis e, se possível, multifuncionais. Procure ter apenas o necessário e mantenha uma rotina de lavagem que lhe permita tê-los sempre à disposição.
Na RODI, encontra alguns acessórios de cozinha que são um puro exemplo do que acabamos de descrever.
Poupar água e energia para poupar o ambiente e reduzir custos
Se tem tendência para deixar a luz da cozinha acesa porque é uma área da sua casa em que está sempre a entrar e a sair, deixe de o fazer. O simples gesto rotineiro de acender e apagar a luz cada vez que entra e sai da cozinha, a médio-prazo, fará a diferença na sua fatura mensal. A utilização de equipamentos eficientes (A++) também desempenha um papel crucial na redução do consumo de energia. Sabia que ferver a água num jarro elétrico é mais rápido e envolve menos custos do que aquecê-la diretamente na panela? É assim uma preciosa ajuda na hora de preparar arroz ou ovos cozidos, fazer chá, etc.
Por falar em água, crie hábitos que lhe permitam reduzir ao máximo o seu desperdício: lave os alimentos numa bacia com água e não debaixo de água a correr. Depois, utilize essa água para regar as suas plantas. Também pode usar as águas de cozeduras para o mesmo efeito ou, por exemplo, para colocar feijão de molho.
Ao utilizar a máquina de lavar louça, não faça pré-lavagem. Os detergentes que normalmente usamos têm as propriedades necessárias para remover a sujidade da louça sem necessitar de uma pré-lavagem.
Uma torneira de baixo caudal é também uma grande aliada na utilização inteligente da água. Na RODI, encontra uma oferta alargada de misturadoras que, além de esteticamente interessantes, desempenham esse papel na perfeição. Em alternativa, poderá aplicar um redutor de caudal na sua torneira atual. Saiba mais sobre este tema no artigo “Menos água é mais: mais poupança, mais sustentabilidade do Planeta.”
Princípio de Pareto
Com estas ações simples, a rotina na cozinha não tem de ser dispendiosa para ser agradável e tornar o dia a dia tranquilo. É sim necessária uma gestão inteligente e eficaz em sintonia com o famoso princípio de Pareto: 20% de esforço para 80% de resultados.