Sabe como fazer um planeamento alimentar eficaz?

Através do contacto com os meus pacientes, verifico que esta é umas das dificuldades mais comuns. Por isso, decidi partilhar a minha fórmula.

Para um planeamento alimentar eficaz siga estes quatro passos.

1. Crie uma lista de refeições favoritas

Crie (e atualize sempre que testar uma receita nova) uma lista de refeições preferidas da sua família! Este passo será fundamental no momento de criar a sua ementa semanal.

Pode ter uma lista escrita ou digital – eu gosto da lista digital porque está disponível em qualquer lugar e a qualquer momento e ainda permite colocar links para as receitas!

Sugiro que crie colunas separadas para os vários tipos de receitas: carne, peixe, ovos, vegetarianas, hortícolas, acompanhamento, etc.

 

2. Verifique o stock

Tem duas opções:

a) Possuir uma lista detalhada do seu stock alimentar (frigorífico, congelador e despensa)

b) No dia do planeamento verifica o que tem em cada um destes locais. Isto permitir-lhe-á poupar nas compras, evitar o desperdício alimentar e ser criativo(a) com o que já tem.

 

3. Escolha as refeições da semana

Quando já sabe o que tem em casa e tem consigo uma lista das refeições preferidas da família, o planeamento alimentar torna-se muito mais simples!

Sugiro que comece pela proteína. Para mim pessoalmente, fica mais fácil.

Exemplo: tem bifes de frango, que receitas cozinha com esta fonte? Tem lentilhas, que receitas cozinha com esta fonte?

O tipo de receita escolhida, já lhe indica de forma automática o que pode utilizar no acompanhamento (tanto em termos de fornecedores de hidratos de carbono como na escolha dos hortícolas). Este exercício torna o planeamento mais fácil e mais rápido.

 

4. Faça a lista de compras

Depois de criada a ementa e já com uma noção do stock disponível, está em condições de completar a lista de compras com os ingredientes em falta.

Aproveite para dar uma vista de olhos nos planos alimentares de cada membro da família, para preencher com os alimentos necessários para as refeições intermédias.

 

Tem outras dicas úteis para planear as refeições semanais da sua família? Partilhe connosco.

 

VEJA TAMBÉM: Alimentação saudável – ementa semanal e Como ler rótulos?

 

Autor: Ana Magalhães Pereira 

Licenciada em Ciências da Nutrição, em 2014, e Mestre em Nutrição Clínica, em 2016, pela FCNAUP, possui também o curso em Nutrição Avançada em Desporto pela Bwizer, estando no momento a concluir a Certificação em Nutrição Desportiva Avançada pelo Barça Universitas. É focada nas áreas de nutrição desportiva, emagrecimento e nutrição infanto-juvenil. Conheça melhor o trabalho da Ana Magalhães Pereira aqui ou no seu perfil na Nutrium.