Tornar a preparação das refeições em momentos de partilha em família. Confecionar uma receita especial com as crianças para fazer uma surpresa ao pai ou à mãe. Manter a despensa organizada e a louça lavada com a ajuda dos mais pequenos.
Estas são algumas das atividades que tornam o tempo na cozinha menos solitário e mais divertido. Ainda que possa ser desafiante, cria memórias e contribui para a autonomia das crianças.
Preparar refeições com crianças
Adaptando o desafio à idade dos pequenos em questão, podem ser vários os contributos da criança na ajuda da preparação de uma refeição.
Lavar frutas e legumes. Recolher os ingredientes necessários. Mexer preparados. Colocar ingredientes num recipiente. Cortar alimentos com utensílios específicos para crianças. Sempre com supervisão. Estas são algumas das tarefas em que os mais novos poderão pôr a “mão na massa”. A participação ativa numa tarefa que encaram como sendo do adulto, confere à criança confiança, sentido de responsabilidade e autonomia. Ao mesmo tempo, pode ser um estímulo para criar hábitos de alimentação saudável e apreciar novos alimentos. A aposta na dinâmica e na seleção de alimentos coloridos como legumes e frutas, pode ser um bom começo.
Confecionar uma receita especial
Dar vida a uma receita para surpreender o pai ou a mãe deixa qualquer criança orgulhosa. Seja pelo reconhecimento ou por compreender que foi capaz.
Quando respeita a surpreender, a confeção de um bolo é habitualmente infalível. As crianças adoram preparar os ingredientes, partir os ovos, pesar o açúcar e a farinha e mexer nos vários momentos. Nesta atividade, tente não usar robôs de cozinha ou outros equipamentos. Quanto mais manual melhor. A criança sente que controla todo o processo e há a oportunidade de ter contacto com as diferentes texturas. A cereja no topo do bolo é o momento da decoração. Deixe-os libertar a imaginação e decorar o máximo possível. Use fruta, pepitas de chocolate, e até mesmo pequenos objetos da própria criança, desde que devidamente higienizados. Esta é a ação que garante a exclusividade e personalização do bolo.
Outra opção, poderá ser a preparação de uma pizza. Os miúdos divertem-se a mexer na massa e a brincar fazendo formas. A colocação dos ingredientes é também um excelente momento de aprendizagem e degustação.
Espreite também as nossas receitas, desenvolvidas pelo Lume Brando, para mais ideias e sugestões!
Manter a despensa organizada e a louça lavada
Deixe de parte o pensamento “quando pequenas, as crianças desajudam mais do que ajudam na hora de arrumar”.
Se lhes atribuirmos as missões adequadas e proporcionarmos o apoio necessário, além de uma ajuda preciosa, partilhamos momentos de diversão e brincadeira com a pequenada. Arrumar a despensa pode ser uma tarefa que até se torna mais divertida para o próprio adulto, quando partilhada com a criança. Pedir-lhe que vá chegando isto ou aquilo, além de entusiasmar os mais novos pelo sentido de responsabilidade, pode ser também um momento educacional em que lhes damos a conhecer novos alimentos e ingredientes. Podemos aproveitar para também ensinar algumas regras de segurança relativamente a produtos que não devem estar ao seu alcance, como é o caso dos detergentes, e explicar-lhes o motivo. Apresentar-lhes outras opções em que podem ter alguma liberdade para manusear, tentando colocar o foco no que é adequado, desviará a sua atenção desse tipo de produtos.
Lavar a louça pode também ser uma tarefa entusiasmante para os mais pequenos.
Escolher utensílios que não sejam frágeis e que sejam seguros vai contribuir para uma boa experiência na lavagem da louça. Ter também um lava-louça com condições de segurança, com um eficaz sistema anti inundação (gamas FUSION e URBAN), é uma dica que não deve descurar. Bem como uma misturadora eficaz na poupança de água (gama LINE MN), o que não dispensa a sua supervisão para garantir o menor desperdício possível.
São várias as competências que estimulamos quando envolvemos as crianças em atividades domésticas. Responsabilidade, autoestima, autoconfiança e autonomia. Capacidade de trabalhar em equipa e de seguir orientações. Características cruciais no seu desenvolvimento e necessárias em diversos contextos. Melhor ainda, com estas interações estamos a ensinar pelo exemplo, o que facilita a aquisição e motivação para essas competências.
Deixe a imaginação fluir, ouça e observe as suas crianças, e muito mais ideias vão surgir para se divertir e aprender com os mais novos na cozinha.