Ter uma casa confortável, bem decorada com elementos com que nos identificamos é cada vez mais uma tendência. Sobretudo pós-pandemia, com o trabalho remoto a ser uma realidade frequente, o lar tornou-se um espaço cada vez mais valorizado.
Neste contexto, também a cozinha passa a ser mais partilhada e frequentada por todos. Com esta crescente importância, o design e a tecnologia para as casas e em particular para a cozinha, evolui rapidamente. A cozinha reinventa-se para acompanhar estas mudanças de estilos de vida.
Cozinhas inteligentes
Cada vez mais temos em nossas casas equipamentos inteligentes que conseguimos ligar e programar através de uma simples aplicação (app).
Na cozinha, estes aparelhos inteligentes têm vindo a transformar gradualmente o nosso dia a dia, permitindo começar a tratar das tarefas mesmo antes de se chegar a casa ou depois de ir dormir. Como, por exemplo, pré-aquecer o forno ou ferver água.
Já se fala também de funcionalidades mais avançadas para uma cozinha do futuro, interligando diferentes equipamentos. Já pensou na hipótese de visualizar à distância o que está dentro do frigorífico através de câmaras instaladas? E o que pensa de a máquina de lavar a louça o informar para repor o stock de detergente? E de fornos que ajustam a temperatura consoante a receita, como já acontece com os avançados robôs de cozinha utilizados num grande número de lares? Esta poderá ser a cozinha do futuro.
Minimalismo
É muito comum “esconder” os eletrodomésticos de uma cozinha, encastrando-os nos armários, de forma a obter um ambiente visualmente limpo e valorizar a harmonia da decoração. Mas a tendência de minimalismo vai mais além. O propósito é que cada elemento contribua para uma funcionalidade específica. Caso contrário, deverá ser excluído.
É nesta crescente tendência do minimalismo que vemos cozinhas com menos armários fechados e mais prateleiras abertas e bancadas mais modernas, brancas ou em madeira, em vez da tradicional pedra. São cozinhas muito organizadas e funcionais.
Nesta tendência, destaque importante para o lava-louça. Entre outras opções, a RODI sugere, para quem é adepto do minimalismo, o lava-louça INVISIBLE. Minimalista na sua estética, sobretudo por integrar uma misturadora retrátil, o Invisible incorpora um conjunto diversificado de funcionalidades.
Sustentabilidade
A preocupação com a proteção do ambiente tem vindo a influenciar a decoração e funcionalidade das cozinhas. A utilização de materiais naturais como a madeira e a pedra, está a tornar-se cada vez mais frequente. Conferem uma textura tátil e visual que torna a cozinha mais acolhedora. Combinam ainda perfeitamente com detalhes em materiais mais modernos como o aço inoxidável e o vidro.
Também a preocupação em reduzir significativamente o consumo energético e de água leva à procura por eletrodomésticos cada vez mais eficientes e inteligentes. Na RODI, as MISTURADORAS incluem redutor de caudal para uma maior poupança de água. Além disso, a empresa segue práticas sustentáveis no processo de produção.
Por isso, escolher lava-louças, misturadoras e outros acessórios de cozinha RODI, significa mais sustentabilidade na sua cozinha. Inspire-se neste artigo “7 dicas para renovar a cozinha a pensar no ambiente” e fique a conhecer melhor o compromisso da RODI com a sustentabilidade no mais recente relatório de sustentabilidade da empresa.
Diversidade de materiais
A mistura de materiais nas cozinhas é uma grande tendência. Os armários já não são feitos apenas de um material. Misturar madeira com branco ou até uma cor mais escura, ter um balcão de mármore numa parede de ladrilhos são alguns exemplos já com significativa predominância.
Desde a inteligência dos equipamentos com base na denominada internet das coisas (IoT), à decoração mais eclética, estas são algumas das tendências. Apoiadas, sobretudo, na sustentabilidade. Uma tendência minimalista focada na funcionalidade e na qualidade de vida em casa, em particular, na cozinha.